O justo não será abalado
A depressão é uma doença que tem atingido milhões de pessoas mundo afora. Muitos são os conceitos a respeito dessa enfermidade, alguns errôneos, como dizer que ela é pecado. Ninguém está imune a depressão, e ela tem corroído muitas vidas em nossos dias. O desafio é saber como passar por ela, como enfrentá-la. Na Bíblia encontramos a história de muitos homens e mulheres que serviam a Deus e experimentaram a depressão, passaram pelo vale da sombra da morte, que significa as dificuldades na vida. “Ainda que eu passe pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum” (Sl 23.4a). E há uma grande diferença entre atravessarmos um vale e fazermos a nossa moradia nele. Existem situações que podemos atravessar e não criar raízes nelas, mas apenas passarmos por elas.
Como cristãos não estamos livres de atravessarmos o vale, mas a Palavra diz que não precisamos temer mal algum, porque o Senhor está conosco. A diferença está na companhia, com quem, ao lado de quem passamos pela depressão. A presença da família, de amigos verdadeiros é de grande valia, mas a do Senhor é que faz toda a diferença. Nos momentos de tribulação, angústia, dor na alma somente a presença de Deus alivia todo o sofrimento. Sem ela, o aprofundamento na depressão é certo. Ninguém conhece mais o ser humano do que aquele que o criou. Do que aquele que sonda os pensamentos, que sabe todos os seus passos.
O Senhor tem visto os caminhos de todo aquele que sofre, não para castigá-lo, mas para curá-lo, conforme lemos: “Tenho visto os seus caminhos e o sararei; também o guiarei e lhe tornarei a dar consolação, a saber, aos que dele choram” (Is 57.18). Quando nos voltamos para as Escrituras, a cada momento, o nosso coração experimenta tanto da graça e do favor do Senhor, e a nossa confiança é renovada, de que somente Deus pode nos dar a consolação, a paz, a alegria e a cura.
O Senhor também nos promete sono tranquilo e repouso seguro. Quem sofre com a insônia, sabe o quanto é ruim passar a noite virando de um lado para o outro na cama, lutando para dormir. Mas é possível se livrar desse mal, ter uma noite tranquila, conforme a declaração do salmista: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro” (Sl 4.8). Somente com o Senhor podemos dormir mesmo em meio às dores desta vida. Somente Ele nos faz repousar em segurança.
Quando a pessoa entra no vale escuro da depressão, uma das primeiras coisas que desaparece é a esperança, mas quando ela enche o coração desta certeza: “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz […]”, é diferente. As circunstâncias podem não mudar, o ambiente à sua volta pode continuar o mesmo, mas dentro da pessoa acontece uma mudança, porque o Deus da esperança a enche de todo gozo. É essa a verdade da Palavra de Deus.
Amado leitor, sei que às vezes é muito difícil falar para Deus sobre aquilo que se passa conosco! Muitas são as emoções e os sentimentos que borbulham dentro de nós. Em um único dia podemos ir do amor ao ódio, da alegria à tristeza, da coragem ao medo… Mas a boa notícia é a de que Deus não muda. Ele é imutável. Por isso, se você já tiver passado por alguns desses sentimentos ou emoções ao longo do seu dia, ou se ainda está vivendo-os, saiba que o Senhor conhece as suas dores, Ele sabe o que você tem passado, vivido. Sabe das decepções, lutas, aflições que têm afetado você, e por mais que não acredite, você está vencendo cada uma delas. Toda a dor, por mais intensa que seja, não é eterna. O que não tem fim é o amor de Deus por você.
Deus ouve as nossas orações e nos convida a buscá-lo e conhecê-lo. Não saberemos o que acontecerá daqui a um segundo, mas por meio das palavras de Deus ganhamos ânimo e a promessa de que o Senhor tem um futuro e a esperança para cada um de nós.
::Pr. Márcio Valadão
0 comentários:
Postar um comentário